O palheiro é finito
Uma hora você irá achar a agulha
--
A ideia de que o palheiro é finito vem quebrar o mito que certos objetivos são inalcançáveis. Você já parou pra pensar que se você se dedicar, uma hora irá achar a agulha? O palheiro é finito.
O ser humano já foi pra Lua, já conseguiu voar, inventou telescópio capaz de ver coisas lá no outro lado do universo, já fizemos o telefone, o celular, a internet, o papel, inventamos remédios, a roda, a pólvora, a eletricidade, energia nuclear, o santo ar-condicionado e muito mais… Foi fácil? Claro que não. Foi uma pessoa só? Claro que não. Foi através de muita colaboração, trabalho em equipe, trabalho duro, criatividade, gentilezas, coragem e paixão.
Não existe trabalho chato, são as pessoas que não gostam do que fazem. Nós passamos a maior parte das nossas vidas trabalhando ou estudando. Se você não se apaixonar pelo que faz, vai valer a pena?
O Jim Carey tem uma frase maravilhosa:
Eu aprendi que você também pode falhar fazendo o que não ama, então é melhor fazer logo o que ama.
Nem sempre o caminho para chegar no seu objetivo terá uma direção fácil, única e certeira…
Você não deveria se sentir desapontado ou frustrado com você mesmo se descobrir que é fraco em algumas áreas da vida. Você deveria se sentir feliz por ter descoberto essas fraquezas porque agora você pode trabalhar nelas. Ninguém pode fazer tudo perfeitamente. Você iria querer ter o Einstein no seu time de futebol? Se você passar a bola pro Einstein e ele furar o chute, você irá pensar menos dele? Que ele é um pereba? O Einstein deveria se sentir humilhado ou frustrado porque não sabe jogar futebol? Pense em todas as áreas da vida em que Einstein era incompetente e imagine o quanto ele deve ter se esforçado para ser bem sucedido nas áreas em que ele realmente era um dos melhores.
Temos que parar de ver esforço como algo negativo. A maioria das oportunidades vem dos momentos em que nos esforçamos mais, cabe a você aproveitar esses momentos.
Quando encontrar uma fraqueza você tem 4 opções:
- Pode negar.
- Aceitar o desafio e trabalhar para transformar a fraqueza em uma força.
- Aceitar suas fraquezas e tentar achar outros caminhos alternativos ao redor dela.
- Mudar a direção e tentar algo novo.
Sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo.
— Winston Churchil
A vida encolhe ou se expande em proporção a sua coragem.
— Anais Nin
Você tem que estar sempre preparado para começar de novo. Quanto mais você é bem sucedido, mais desafios aparecerão no seu caminho. É como se você estivesse sempre subindo uma ladeira íngreme. Passar por um desafio mostrará que você merece coisas maiores e o mundo simplesmente irá tacar um caminhão de desafios em cima de você só porque sabe que você aguenta… o que é bom porque você irá ficar melhor após cada desafio.
Você não controla o mundo ao seu redor, mas você controla sua resposta ao mundo. Foque sua energia no que você pode controlar é aí que você pode fazer a diferença.
Se você se sentir perdido, comece pelo que você sabe.
O palheiro é finito, uma hora você irá achar a agulha.
Esse é um manifesto ao esforço e a criatividade ao trabalho apaixonado ao inesperado e em aceitar que problemas e desafios existem e irão existir, mas cabe a nós enxergamos a oportunidade dentro de cada problema.
Com isso em mente, O Palheiro é Finito será uma série de entrevistas no meu canal do Youtube onde irei bater um papo com pessoas incríveis e espero inspirar em você que acredita já estar no caminho certo, ou que de repente está pensando em mudar a direção.
Obrigado!